Como a aprovação automática influi na formação ética do aluno?

O sistema de aprovação automática representa uma enorme revolução nas escolas, segundo alega os defensores desta ideia, porém a grande questão é: Como este sistema pode interferir diretamente na formação ética e moral do aluno que é o principal atendido por este tipo de sistema ? Conheça estas e outras respostas lendo este nosso artigo.

 

Já falamos anteriormente sobre a questão da aprovação automática nas escolas, bem como a questão ética nas escolas em meio a está grande questão, o pai ou educador pode estar se perguntando: como a educação pode interferir na questão da formação ética dos alunos e qual o principal objetivo que o governo e a classe política educacional atual tem ao promover por estas mudanças nas escolas.

Falando da questão da mudança ética nas escolas:

Em se falando de mudança ética, é de vital importância que você procure entender que a ética de nada tem, haver com a moral que ao contrário da ética é algo que se muda com o tempo porém a grande verdade é que a ética ajuda e muito na construção da moral de um povo e de sua história podendo favorecer de forma muito particular o processo de ensino e aprendizagem do aluno.

 

formação ética na escola

Como evoluiu a formação ética nas escolas nos últimos anos?

A ética, é uma questão que está ligada diretamente a questão da formação do indivíduo, ou seja, qual seria o papel que a escola tem de fato de ser um órgão formador ético do indivíduo, quando se criou a ideologia da aprovação automática não se sabia ao certo qual seria o impacto em termos de formação ética e moral dos alunos em sala de aula.

Como a escola favorece a formação ética do aluno?

De modo especial em se falando de alunos da educação infantil e dos primeiros anos do fundamental, a formação ética e moral da criança esta sujeitada basicamente a dois fatores:

1 A família; a família, é o principal formador ético do aluno porém não é o único pois a escola possui um papel extremamente importante na questão da formação ética do aluno em sala de aula, o que favorece de maneira muito especial a questão da formação profissional e ética do aluno.

 

família na formação ética do aluno

Como a família pode interferir na formação ética do aluno?

2-A escola; Que forma de forma muito especial o caráter do aluno, pois trabalha a base ética que a família fazem a formação do caráter da criança, assim qualquer tipo de mudança que se pretende fazer em termos de sistemas de escolas impactam diretamente na questão da formação ética do aluno.

Como a aprovação automática pode favorecer a formação ética do aluno?

Em se falando de formação ética, a aprovação automática pode-se dizer que esta totalmente alinhada com a questão cultural do Brasil, pois o fato de desobrigar a criança a ter que estudar auxilia na adequação da formação ética da criança para que ela possa então se adequar a cultura brasileira, de repente pode surgir a pergunta pergunta será que apostar nesta cultura brasileira é algo positivo?

 

A resposta a esta pergunta, é que sim e de fato apostar na cultura brasileira pode ser algo positivo porém isto não justifica o fato de o sistema de aprovação automática formar analfabetos funcionais como muitos educadores contrários a ideia afirmam, que não sabem interpretar corretamente tudo o que lê isto não é cultura e sim uma forma de exploração por uma casta que está no poder a séculos.

Como entender a aprovação automática em termos éticos?

A aprovação automática em termos éticos, é algo que é muito aceitável até mesmo justificável de modo especial para  a formação do caráter da criança e do adulto que tende a ser afetado ou de forma negativa ou de forma positiva em se falando de desenvolvimento ético e moral do aluno, o que favorece de maneira muito especial o processo de ensino e aprendizagem do aluno.

 

A aprovação automática em termos éticos

Como entender a aprovação automática em termos éticos?

Assim apostar na aprovação automática como uma forma de educação e de melhoria principalmente na questão do processo de ensino e aprendizagem, é uma forma de você melhorar de maneira significativa a compreensão da questão da formação ética e moral de seus alunos e poder proporcionar uma formação aos seus educandos ou mesmo filhos.

 

Porém aqui vale uma ressalva, que é altamente necessário e preciso que você entenda logo de uma vez que o processo de ensino e aprendizagem é um processo complexo e implementar sistemas como aprovação automática tende a fazer com que o aluno piore ou melhore mas a questão da qualidade sempre vai piorar.

Gostou? Desejou? Comente.

Deixe uma resposta