Como tratar os alunos diante do desafio da inclusão na escola?

O desafio do processo de inclusão dentro do ambiente escolar é um tema bastante polêmico, pois além do entendimento da palavra inclusão, estão associados neste processo o fazer pedagógico. Como interagir com a diversidade? Qual o real significado da palavra inclusão? Aprendizagem com qualidade é de fato possível?

Combate a exclusão e os direitos humanos

Imaginem uma sala de aula com 40 alunos, sendo dois alunos com déficit de atenção e um com problemas auditivos. Como atender esta demanda? Como ensinar na diversidade?

A inclusão combate a exclusão social, a preocupação é com o social, o socializar, e os direitos do ser humano, cujo princípio da dignidade da pessoa humana constitui a base dos Direitos Humanos e afirma que todos devem possuir os mesmos direitos e obrigações básicos não obstante suas diferenças.

As diferenças não acontecem somente com alunos com necessidades especiais, a diversidade do corpo discente é algo a ser considerado com séria preocupação, como atender tantas personalidades diferentes, níveis sociais diferentes e principalmente expectativas diferentes?

O fazer pedagógico

Trabalhar com um conjunto tão variado de fatores, adicionado a situação em que muitas escolas públicas se encontram, é mais que um desafio, pois muitas não tem nem mesmo a estrutura básica física para atender as demandas destes alunos.

Zelar pelo progresso da aprendizagem, não é apenas a aprendizagem por ela mesma, mas sim o progresso na aprendizagem, ou seja a evolução na vida escolar, criando assim uma expectativa grande em relação a função da escola com estes alunos.

O desafio na escola com alunos de inclusão

Abraçando a causa

Todos unidos para um fim maior abraçando uma causa nobre, dentro de um contexto em que todos possam se divertir e aprender unindo as diferenças e somando saberes para que de fato a inclusão aconteça.

Inclusão , em inglês significa dentro, então vamos abraçar o processo como um todo, social, pedagógico e humano para colocar dentro das escolas um processo de inclusão de qualidade.

As diferenças

inclusão na escola

As diferenças normalmente são bem aceitas por parte dos outros alunos, que procuram socializar e ajudar os colegas com dificuldades.

Um círculo protetor estabelece uma forte corrente e um elo de ligação bastante propício ao desenvolvimento e ao caminhar do educando.

Na sua comunidade a inclusão está sendo respeitada? Deixe sua opinião nos comentários do post.

1 comment for “Como tratar os alunos diante do desafio da inclusão na escola?

Deixe uma resposta