Cursos pré disciplinas universitárias para aprimorar o desempenho acadêmico

Cursos pré disciplinas universitárias para aprimorar o desempenho acadêmico

 

No ambiente acadêmico, nos deparamos frequentemente com cenários de desistência. Devido a isso, existe uma defasagem financeira. Há uma ausência de retorno por parte do aluno no investimento feito para seus estudos. Preocupação muito recorrente em Universidades públicas, que necessitam de repasse de verbas públicas para seu funcionamento. Um motivo comum para o abandono de curso é a dificuldade encontrada pelos estudantes para assimilar as disciplinas em um nível mais avançado. Muitas vezes proveniente de lacunas deixadas no Ensino Médio.  Sendo assim, que medidas podem ser tomadas para amenizar esse quadro?
Cursos oferecidos antes do início do período letivo podem facilitar muito. Confira à seguir detalhes sobre essa medida!

Uma experiência a mais para os veteranos

Monitorias podem promover grandes trocas de aprendizado

Os cursos ofertados nem mesmo precisam partir de um trabalho dos professores. Os próprios alunos da Universidade que já foram aprovados nas primeiras disciplinas podem colaborar nesse processo. Receber certificados válidos como atividades complementares ou para incrementar o currículo e, se possível para a instituição, bolsas são opções de incentivo para que os estudantes executem essa tarefa. Além, é claro, da possibilidade de reforçar a matéria e ampliar seu próprio aprendizado.

 

Há professores com disponibilidade?

Não sendo um trabalho obrigatório para os professores, pode ser bem interessante a participação nessa etapa.

 

Assim o bônus é que os estudantes teriam maior convicção de que aquela matéria é essencial para o ano letivo que terá que encarar logo mais. Uma alternativa é que caso o professor não possa dar a aula, disponibilize um pouco de seu tempo para supervisionar o conteúdo oferecido. Exerceria assim uma função de orientador. Então o veterano que lecionasse teria uma base mais sólida para apresentar aos novos alunos.

 

Na prática

Exemplificando a situação: uma disciplina que os estudantes universitários costumam ter muitas dificuldades é o Cálculo, em cursos de Exatas. O pré-cálculo antes do início das aulas é uma forma do estudante se sentir melhor preparado para encarar a complexidade dessa matéria tão comumente temida. Mesmo tópicos mais simples de Matemática também podem ser trabalhados, o que refletiria em tantas mais disciplinas do conteúdo programático.

Tal alternativa pode funcionar com uma estrutura bem simples de funcionamento. Requer muito mais a vontade e empenho da instituição para que seja aplicada e fornecido os elementos básicos, como disponibilidade de salas, convocação de tutores e divulgação para os estudantes matriculados recentemente. Sendo tudo isso apenas um simples investimento, mas de muitos possíveis grandes resultados.

Deixe uma resposta