Educação ruim é obra do descaso

Educação ruim é obra do descaso

Educação ruim é obra do descaso

O ‘descaso’ das autoridades é o que faz a educação no Brasil estar estagnada. O discurso é de que mudanças graduais estão acontecendo, mas não o que se vê. Até por que simples mudanças já seriam bastante percebidas na situação atual.

Eu mesmo, fiz meu ensino médio, numa escola estadual que funcionava dentro de outra escola.  O estado alugava salas e a quadra durante 3 dias na semana, o que fazia com que turmas fizessem juntas as aulas de educação física. Os alunos dividiam livros já velhos.  O processo pelo terreno próprio já corria na justica a 10 anos e sem solução. Em outras escolas, sei que não é muito diferente, em algumas é até pior.

Como os professores dão aula diante a todas essas situações? Eles se viram. E ainda tem de aguentar muitos alunos que não dão valor ao estudo, aqueles mesmos que 10, 15 anos depois vão correr atrás do tempo perdido. Por que até pra ser gari hoje meu amigo, você tem de ter o 2° grau completo. E como os alunos se motivam? Pensando em riquezas. Por isso muitos preferem a tal vida ‘fácil’ que na verdade é mais difícil do que ter de estudar, aprender, buscar coisa melhor e crescer.

Qual o incentivo mostrado? Qual a importância visível para o povo do governo com a educação? São as dúvidas que não são esclarecidas na propaganda, muito menos na política. Estudo tem garantia? Não, mas estudar é o caminho mais fácil para formação de um bom caráter e de um bom profissional.

Acho que o simples fato de cada um ter seu livro, cada escola ter uma boa infraestrutura,  cada professor ser bem pago e reconhecido, cada aluno ser motivado a estudar. Mudar esta cultura de bunda, poder e dinheiro é a chave para a mudança da educação no Brasil.

Deixe uma resposta