A ética tem algum espaço nas escolas?

Agora vamos falar sobre uma questão que tem servido de debate para muitos espaços na sociedade e de modo especial em escolas, que segundo especialistas é um ambiente propício a este tipo de debate, basicamente o tema que vamos falar consiste na questão de desenvolvimento de valores éticos nas escolas, este tipo de debate é considerado como de fundamental importância nos dias de hoje.

Como a ética nas escolas podem infliuênciar na formação humana

 

Primeiramente, é importante que se saliente que existe uma grande diferença diria ser gritante em termos de valores éticos e em termos de valores morais, pelos quais é muito importante que se procure analisar com calma antes de se refletir sobre a questão do uso de debate em sala de aula sore a ética.

Por que vamos falar sobre a questão de ética? Como trabalhar valores éticos em sala de aula?

Vejamos, estas e outras respostas neste nosso artigo.

 

O que é ética?

 

A ética, ao contrário do que muita gente imagina, de nada tem haver com a questão de costumes, e sim com uma reflexão, que é feita de maneira contínua e constante sobre o que é certo e o que é errado, dentro de um contexto que se deve avaliar duas questões pelas quais julgo serem muito importantes. O tempo e o local.

Como a etica pode influenciar

O que é ética?

Dentro da questão do tempo, podemos considerar como algo de vital importância a questão relativa ao momento temporal, ou seja, pela questão de que muitas coisas, ocorrem e com tempo podem ser mudadas. É claro que questões como por exemplo a valorização da vida, que é um valor ético, são coisas que não se pode mudar.

Outra questão, que também pode ser dado como uma variável, principalmente quando falamos da questão do ensino de valores éticos nas escolas, está no ensino de algo, que vai variar conforme o local, porém questões por exemplo como a valorização da vida, que não tem como se mudar seja estando ou não em um local diferente. Mas e a pena de morte é algo válido?

E a moral o que é?

 

Como trabalhara moral

O que é e como trabalhar a moral nas escolas?

 

Podemos classificar como sendo moral, algo pelo qual é considerado como costumes, por exemplo mulheres serem proibidas de andarem de roupa curta, obrigação de se respeitar o trânsito, são exemplos típicos de valores morais, que provem justamente da ética.

Existe uma relação, pela qual se deve ter como base com relação a análise mais profunda do desenvolvimento da moral e da ética nas escolas, que se tem muito nos dias de hoje por isso é preciso que se pense na questão do desenvolvimento do ensino de ética e moral nas escolas, o ensino da moral é considerado por muitas famílias como algo fundamental nas escolas.

Mas será que o ensino de moral é importante? Será que ensinar por valores éticos que conduzam ao desenvolvimento de cidadãos de bens e ao mesmo tempo crítcos ao panorama atual pode ser considerado como algo válido?

Estas respostas, transpassam a dimensão pedagógica e vai para uma analise cultural critica sobre a questão da cultura escolar.

Por muitos anos, o Brasil como colocado vivenciou um período pelo qual é marcado por forte ditadura e regimes de exceção, isto trouxe um certo engessamento da sociedade que até 1989 se vivia em uma ditadura onde isto era regido por leis de exceção.

Isto trouxe um legado que a sociedade brasileira precisa vivenciar e resolver de valores que são considerados nos dias de hoje e até mesmo no século XXI como valores dados como ultrapassados.

Como o desenvolvimento de valores éticos e morais podem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem?

 

Como a moral pode influenciar na questão da aprendizagem?

Qual a influencia da moral na questão da aprendizagem

 

Não existe uma disciplina específica que trate de moral e ética nas escolas, porém o ensino de valores éticos e morais nas escolas é feito por meio de situações diversas e existem casos de algumas escolas que ensinam filosofia para criança, que traz justamente algumas ideias de educação moral para as crianças.

Porém, de repente se pergunta: Em meio a uma crise existencialista que o ser humano está vivenciando nos dias de hoje, será que ensinar ética e valores morais, desta forma é algo eficaz, será que se for feito uma sistematização de conteúdos a ponto que se ensine corretamente por este tipo de ideias?

Mas você deve estar se perguntando: Que tipo de crise existencialista você diz?

falando sobre a crise existencialista da atualidade:

Atualmente com o advento das tecnologias e com o advento da sociedade democratica no Brasil, muitos valores passaram a ter que ser revisados com base em uma linha filosofica conhecida como existencialismo trazendo uma série de problemas que podem e devem ser dado como de fundamental importância para o desenvolvimento de forma geral do processo de ensino aprendizagem

Sistematizar o conhecimento é algo que não é uma boa ideia nos dias de hoje o que se fala muito de dessistematizção do conhecimento para melhoria na questão do processo de aprender por determinada coisa de modo especial quando falamos de valores éticos e morais

Como pode ser ensinada a etica nos dias de hoje

Como é ensinada a ética hoje em dia?

Com a implementação da constituição de 1988, se houve então uma explosão de liberdades, esta explosão trouxe aos brasileiros de uma série de questões éticas e morais, que ainda precisam ser resolvidas por meio de um debate de valores éticos.

Por isso, a sistematização do ensino de ética e por consequência de moral, é algo considerado como de vital importância para alguns e para outros pode ser tido como algo descartável e diria ser muito necessário para que se possa desenvolver de maneira ampla e correta por uma solução a esta crise existencialista que a sociedade atual vivencia.

Como podemos falar mais sobre

O que mais podemos falar sobre a educação moral e cividca?

Para finalizar, podemos desenvolver esta ideia de uma proposta de sistematização de valores éticos, como sendo algo diria ser muito importante e até mesmo vital para que pensemos nisto como uma solução a diversas questões éticas e morais do nosso tempo atual.

Comentem!

Deixe uma resposta