Matemática e Física: dicas para alunos que optaram por essas complexas áreas

Muitas dúvidas podem passar na cabeça de um estudante sobre sua carreira antes de escolher uma para seguir. E nesse ponto, algumas áreas merecem uma atenção mais especial devido a cultura brasileira. Um dos tabus é que estudar Exatas (tipo Matemática e Física) é para muito poucos, outro superestimar a ciência aplicada.

Matemática e FísicaAinda não é conversado muito sobre quais tipos de trabalhos alguém que escolhe uma ciência teórica para estudar pode exercer. Isso faz com que muitos ainda se sintam inseguros sobre optar por uma delas, acreditando que apenas a ciência aplicada pode trazer estabilidade e retorno financeiro. Isso normalmente gera uma preferência a cursos como Engenharias. Por que não temos mais alunos escolhendo Matemática e Física, ou sequer cogitando a possibilidade? Com alguém transmitindo mais informações sobre essa essencial carreira para o conhecimento humano, pode ajudar a dizimar muitas ideias errôneas e facilitar muito o caminho para aqueles que pretendem o seguir. E por que não, talvez até despertar o interesse daqueles que nunca pensaram em o percorrer?
Para aqueles que já optaram por esse caminho, seguem algumas dicas que podem ser bem valiosas:

Algumas matérias básicas

Funções serão essenciais para entender Cálculo. Para geometria analítica é bom ter um prévio conhecimento de vetores, matriz, figuras geométricas e seus elementos. Vale também revisar matérias mais simples como radiciação, potenciação e equação, que serão bastante utilizadas.

Falando em equações…

Se a opção do curso for Física, muitos conceitos aprendidos no Ensino Médio se tornarão os conceitos básicos para disciplinas como Física geral e Experimental. Vale muito a pena pegar aquele livro escolar para criar uma base mais sólida e se preparar melhor para essas matérias.

Disciplina, concentração e paciência

Dificilmente sem esse conjunto o aluno conseguirá dar prosseguimento aos grandes cálculos que a ciência teórica exige. O hábito de desenvolver contas fará parte do cotidiano, então melhor estar preparado para muito tempo dedicado a essa tarefa. Treine mesmo, e muito! Quanto ao lado mais teórico, ler sobre os conceitos pode agregar bastante. Uma recomendação para Física: o livro “Física Conceitual”, Paul G. Hewitt.

Deixe uma resposta