Monitoria como proposta pedagógica

Monitoria como proposta pedagógica

Há constantes sobre possíveis melhorias para o sistema de ensino, com ênfase em como estimular o aprendizado e aprimorar o desempenho dos estudantes. Apresentaremos aqui alguns motivos pelos quais pode trazer grandes retornos a simples implementação de uma monitoria – que consiste basicamente em um reforço nas matérias fora do horário das aulas. Listamos também algumas sugestões de como estruturá-la para alcançar melhores resultados. Confira!

A monitoria pode ser um efetivo caminho para melhoria do desempenho acadêmico em qualquer instituição de ensino.
Muitos alunos possuem dificuldade em estudar por conta própria. Mesmo por não encontrar um ambiente propício para isso fora do território da escola ou Universidade ou nunca terem encontrado um método eficiente para si. A monitoria pode servir então para fornecer esse amparo. Assim o aluno teria uma alternativa para contornar dúvidas das matérias que não puderam ser sanadas durante o período das aulas.

Sendo realizada em dias e horários fixos semanalmente, essa é uma medida com que sentiriam poder contar durante todo o período acadêmico.Ficando apenas a responsabilidade para os alunos que se empenhem e desenvolvam a disciplina para não perder as reuniões. Uma alternativa também é que tal tutoria seja oferecida de forma online, podendo contar com diversas modalidades possíveis: fóruns, grupos no Facebook, chat na página da instituição, entre outros.

Monitoria como estágio nas escolas

Para o estudante de licenciatura, o estágio é uma etapa obrigatória e essencial. Ele precisa ter um contato concreto com

A monitoria pode preencher lacunas na matéria que o aluno costuma não conseguir contornar sozinho

uma instituição de ensino para sua formação. Esse trabalho pode ser desenvolvido de forma que colabore ao máximo com a melhoria do desempenho dos estudantes da escola. E não precisa interferir em outras atividades que a direção da escola considere prioritárias para a formação do professor. Pode ser distribuída nas horas de trabalho de forma coerente.

Monitoria nas Universidades públicas

Para a Universidade pública, o abandono de curso representa também uma defasagem financeira. Já que houve um investimento naquele assunto ingressante, que por fim acaba por desistir de dar continuidade. Um dos grades motivos para isso é a dificuldade em se adaptar ao nível de conhecimento exigido na faculdade. Para muitos estudantes há uma gigantesca lacuna entre o conhecimento adquirido no período escolar em relação ao que devem compreender no nível superior. A monitoria representaria então para esses alunos uma motivação a mais para que deem prosseguimento aos estudos na faculdade.

De estudante para estudante

No caso de uma monitoria oferecida por estudantes bem avaliados nas disciplinas, também poderia ser um meio de valorizar o bom desempenho deste. O que para ele também representaria um estímulo a reforçar o que já aprendeu e se aprimorar para que possa ensinar. Com a emissão de um certificado emitido pela instituição de ensino, essa pode ser uma função válida para atividades complementares ou mesmo para aprimoramento de seu currículo.

Em muitas formas que pode ser desenvolvida, a monitoria pode representar um grande avanço no âmbito educacional. Sendo abrangidas todas as disciplinas ofertadas na instituição, seria uma concreta estrutura para atingir esse fim! Resta apenas ter a vontade e empenho para aplicar esse método.

Deixe uma resposta