O dilema do professor substituto

O dilema do professor substituto

O dilema do professor substituto

Atualmente é muito comum ver nas escolas os professores sendo mal pagos, com pouca condição de trabalho e pior ainda professores substitutos sendo ignorados pelos alunos; como se eles não tivessem ali para ensinar no lugar do titular. Uma total falta de respeito para com aqueles que passaram anos estudando e se esforçando para conseguir se graduar igualmente aos outros professores. Mas como reverter esse quadro?

Vejamos, apesar do substituto estar ali no lugar do professor principal, ele não tem a mesma autoridade para dar atividades valendo nota como os titulares. Daí os alunos pouco se importam em aprender a matéria que está sendo passada. Então é fundamental que estes mestres tenham esse “poder” de avaliar os alunos, e dar notas que serão realmente colocadas no boletim do aluno. Só assim os alunos respeitarão a pessoa que entrou ali para ensiná-los.

Além disso, não vejo problema nenhum quanto a ter uma aula diferenciada. Se o substituto quiser fazer diferente e ensinar colocando na prática o que foi dito vai valer muito a pena. Já que, os alunos passam o ano todo com um mesmo professor nessa matéria, um método novo irá ajudar na aprendizagem.

Seja como for, nada é mais importante do que respeitar aqueles que nos ajudam, ensinam e inspiram a sermos melhores em tudo, inclusive na vida.

Deixe uma resposta