Por quê os alunos abandonam a escola?

Por quê os alunos abandonam a escola?Independente da região onde você mora, sempre haverá casos de alunos que simplesmente somem da escola, sem dar nenhuma satisfação sobre o motivo que o levou a sair. Os pais tentam convencer o filho a voltar e terminar os estudos, mas todo o esforço é em vão. Ele não quer frequentar mais a escola. Agora por quê será que este jovem desistiu de tudo? O que o levou a abandonar a escola?

Para resolver este mistério temos que olhar a situação do ponto de vista do aluno. Se este estudante estava frequentando a escola regularmente, fazendo todos os trabalhos e atividades que os professores mandavam, o problema não está na escola, mas fora dela. Pode ser que por falta de incentivo e atenção dos pais o jovem perdeu a vontade de estudar, o que não falta no mundo são pais que só falam com os filhos para dar broncas. Outro fator importante é o ambiente em que este aluno vive, estando ele cercado de pessoas que não estudam, sejam vizinhos ou parentes, dificilmente ele vai querer continuar na escola.

As amizades também influenciam muito estes alunos. Pois, ao se relacionar com as pessoas erradas, em pouco tempo este jovem estará agindo da mesma forma.

Mas atualmente nas periferias, o motivo mais comum para deixar a escola é na verdade o dinheiro. Os pais pedem pros filhos estudar para “ser alguém na vida”, e quando crianças eles obedecem, mas com o passar dos anos descobrem uma outra realidade, para ter um emprego que ganhe bem vai ser necessário mais do que o ensino médio, e para cursar uma faculdade tem que pagar as mensalidades, Por quê os alunos abandonam a escola?durante todos os semestre. Enquanto isso muitos de seus vizinhos estão trabalhando, num emprego onde o salário apesar de ser pouco, permite comprar o que você quiser. E nem precisa terminar o ensino médio pra entrar na empresa.

Com tantos atrativos do lado de fora, é quase impossível manter os jovens dentro da escola.

Por isso os pais devem estar sempre perto dos filhos, conversando e orientando, para evitar que eles se desviem do seu objetivo e possam ter um futuro melhor.

Deixe uma resposta